Sabotage: O Compromisso e o Prisma do Rap Nacional

ORIGINAL REAL FAMÍLIA XXL - SABOTAGE

ORIGINAL REAL FAMÍLIA XXL - SABOTAGE

Especial Sabotage

Parte I

Sabotage: O Compromisso e o Prisma do Rap Nacional

Por Monique Barcellos

Uma das figuras mais emblemáticas do Rap Nacional, Mauro Mateus dos Santos, mais conhecido como Sabotage, dispensa apresentações como rimador e sua obra-prima “Rap É Compromisso” (2000). Fez inúmeras parcerias na música, e ainda, no Cinema atuou e trabalhou na Consultoria do roteiro dos filmes “Carandiru” (2002) de Hector Babenco e “O Invasor” (2001) de Beto Brant, onde ganhou o prêmio de Melhor Trilha no Festival de Brasília em 2002.
Sabotage em Carandiru

No último dia 24, aconteceu o 7° Tributo ao Sabotage no Canão em SP, que contou com shows de parceiros, como RZO e SPFunk, além da atração internacional Shyeim, do Wu Tang Clan.
Após 7 anos de sua morte, o número de fãs só aumenta, ficam as premiações póstumas e homenagens. Resolvemos relembrar momentos da vida e da carreira do “Maestro do Canão”, que foi um dos primeiros patrocinados – além de um grande amigo – XXL Co. Confiram a primeira parte dos depoimentos de seus amigos e parceiros da Real Família.

Paulo Napoli
Paulo Napoli - Rapper e Jornalista
Com mais de dez anos de carreira, fundador da Academia Brasileira de Rimas, rapper pioneiro na cena independente do Brasil. Paulo Napoli, também é jornalista e entrevistou diversos nomes do Rap Nacional, entre eles, o saudoso Sabotage.
Nessa pequena entrevista, Napoli aborda temas a respeito da importância de Sabotage para a XXL Co. e para a cena do Rap Nacional.

XXL Co – Como foi a entrevista que você fez com o Sabotage e o que pode destacar desse episódio, sobre temas, repercussão e contexto da época?

Paulo Napoli – Foi muito louco conseguir fazer a entrevista com ele… eu tinha ido até o estúdio dos caras do Instituto, deixar um CD com uns sons meus e os caras estavam meio ocupados na ocasião. O Sabota tava lá, escutou e curtiu esse CD-R que eu gravei pros caras e pediu pra ele aquela cópia. Daí foi meu cartão de visitas. Quando eu fui entrevistá-lo pro site Manuscrito, ele já conhecia e respeitava minha correria no rap, e daí o papo rolou legal… A gente falou de tudo, e hoje tem até camelô vendendo CD com a entrevista junto… Aliás, no meu disco solo “Vida x Game” (2003) tem um trecho dessa entrevista, antes do som “Mosca Branca”.
Na época foi legal a repercussão porque havia uma puta “pagação” da mídia alternativa em cima dele por causa das gravações do filme “O Invasor”, e a minha entrevista não teve nada disso, foi um papo entre rappers, sobre a vida e o rap.

Sabotage
XXL – Que tipo de convívio vocês chegaram a ter dentro e fora da cena musical?
PN – Não éramos amigos de fazer “rolês” juntos, mas era sempre uma grande satisfação trombar ele nos picos. Ele tinha um senso de humor engraçado, e umas tiradas só dele mesmo.

XXL – Como você se recorda da personalidade de Mauro Mateus dos Santos, vulgo Sabotage? Tem algum fato marcante entre amigos que possa citar? Alguma situação curiosa?

PN – Na verdade, não tenho nenhum grande episódio com ele, mas só o fato de ele circular entre ricos e pobres sem problema nenhum já o tornava especial entre os rappers que eu conheço.

XXL – O que você lembra daquele fatídico 24 de janeiro de 2003, data da morte violenta e até então misteriosa do Sabotage? Além da grande perda para o meio do rap nacional, e ainda, para o cinema brasileiro, de que forma a morte dele marcou para você como alguém próximo, um amigo?

PN – Eu tava em Porto Alegre, por causa do Fórum Social Mundial e ligaram lá na casa que eu tava avisando da tragédia… A música rap perdeu um ótimo artista, que provou que é possível superar barreiras sociais com música honesta…

Sabotage
XXL – Você acredita que a morte dele, em plena ascensão artística pode ter afetado o rumo da história do rap nacional? Como você avalia a contribuição com o legado dele para o rap nacional?

PN – O rap teria outro tempero se ele ainda estivesse entre nós.
Ele mostrou que um rapper no Brasil também pode ser ator, circular entre gente bem sucedida e viver nas duas esferas sem perder sua essência.

Mr. Bomba (SPFunk)

Sabota era truta!

Sabota era truta!


Há mais de 10 anos à frente do SPFunk, grupo que fundou em 85, Mr. Bomba produziu e lançou o disco “O Lado B do Hip Hop” (2001), que contou com participações históricas, como Thaíde e DJ Hum, Z’África Brasil, RZO, além da música “Enxame” com Sabotage. Participou ainda dos CDs de Sabotage e também do Asian Dub Foundation.

XXL Co. – Mr Bomba, você participou do CD’s: “Brooklyn Sul” do Sabotage, e ele participou do primeiro disco do SPFunk,“O Lado B do Hip Hop”. Como você descreve a parceria com Sabotage e as participações nos trabalhos um do outro?

Mr Bomba – …E tem o novo q ele deixou gravado, que vai sair logo, com uma batida e um verso meu, música “Levada Segura”.
As participações foram acontecendo porque ele era da família RZO, e o SPFunk e RZO estava em turnê juntos.

XXL – Que tipo de relação e convívio profissional e pessoal com Sabotage,
você pode afirmar que perdura até hoje para o SPFunk?

MB – O Sabotage mesmo falou que mudou todo estilo de rimar depois que ouviu SPFunk, e hoje ficou a influência musical e a conexão com a família
Brooklyn Sul, salve pros manos!

Sabotage
XXL – O que achava mais marcante da personalidade de Mauro Mateus dos Santos, vulgo Sabotage? Tem alguma situação engraçada em shows, ou entre amigos?

MB – É ele era muito marcante tem várias… Uma vez a gente tava fumando um, do lado de fora do estúdio, falando alto e tal… E uns ‘bagaço’ de laranja começaram a voar em cima de nós, foi engraçado. Uma vez também que a gente tava em um camarim cheio de fruta, lanches, ‘refri’ e cerveja, e chegou uma tia pedindo pra gente sair pra outro camarim. Ele, desconfiado, perguntou: “Mas tem delícias lá também?”. Nem preciso falar que a tia se derreteu com o jeito dele…

XXL – Diante da morte estúpida – que interrompeu grandes expectativas – no auge de sua carreira, que sentimento fica, diante do caso do Sabotage, entre os amigos e as pessoas mais próximas?

MB – Ficou um sentimento amargo né, mas é só ouvir os sons dele q muda tudo, porque o que ele fez… Pra mim, ele foi o melhor de todos.

XXL – Você acredita que a morte dele, em plena ascensão artística pode ter afetado o rumo da história do rap nacional?

MB – Claro, se ele tivesse vivo o rap estaria mais feliz.

XXL – Sabotage, até hoje é uma referência para muitos, bastante respeitado no meio, ainda que com pouco material lançado, com talento reconhecido no cinema brasileiro, até hoje homenageado postumamente há 7 anos. Qual a sensação de fazer parte dessa história e que análise você pode fazer sobre o legado de Sabotage para o rap nacional?

MB – Pra mim é que ele deixou de lado as barreiras ele tinha uma mente avançada e não ligava pra se era samba, música eletrônica, rock. Ele só queria fazer música boa.

SABOTAGE 4EVER!

postada em February 10th, 2010 por The XXL Co. *55* TEAM

5 Responses to “Sabotage: O Compromisso e o Prisma do Rap Nacional”

  1. carlos says:

    pode crer, sabota deixou saudades mas suas rimas e suas ideias ficarao ressonando etermente na cabeça de todos.

  2. jurandir says:

    ola! esse fera ai era truta mesmo.
    grande sabota, velho voce deixou saudades,
    mas Deus estara sempre ao eu lado.

  3. sabotage era realmente o melhor não gostava mas guando parei prá escutar o som eu nunca mas parei o cara com uma vida difiçil que teve deu a volta por cima mas ai entra sempre a inveja triste isso mataram um cara humilde o maestro do canal mas mesmo ele sendo morto na crueldade sempre estara vivo prá nois eternamente por que ele era o cara salve

  4. Caio says:

    pô mó vacilo ele ter partido.Sou fã dos cara la muito doido,me inspiro nos meus rap na minhas rima por causa deles =/ Podia ta desfrutando do que Deus le deu ate hj (talento) Mô mancada.

    Quem quiser me adicionar ai pra bate um apapo no msn pra trocarmos idea sobre RAP E RIMAS só ADD to a livre disposiçao.(sem muito tempo trampo).Sou novado nas rimas e rap quem quiser das uns macetes ai..VLW

  5. amo sabotage says:

    hu hahaha com a cocaina vo para!!!!

Deixe um comentário