Apresentando: Indústria de Talentos Anônimos

Industria de Talentos Anonimos - prod. Enigmatiko

Tenho escutado muito uma coletânea produzida pelo Enigmatiko chamada Indústria de Talentos Anônimos.

Letras fortes, sons bem produzidos e participações gringas significativas.

Conheça esse play e saiba a história por detrás.

Por MC Tiu (~)

XXL – Quando esse trabalho se iniciou?
ENIGMATIKO – Tudo começou em 2008, quando tive a ideia de criar a INDÚSTRIA DE TALENTOS ANONIMOS, que visava reunir oficialmente (como um selo ou algo do tipo) algumas pessoas que estavam ao meu redor na época e que tinham as mesmas ideias ou aproximadas disso no momento e (resumidamente) fazer sons… Mas isso não deu muito certo, porque eu mesmo tenho minhas prioridades pessoais e não incluem disponibilidade para o RAP. Então mandei um email comunicando às pessoas que havia convidado inicialmente informando meus motivos que me desmotivaram e que os planos tinham mudado e foi assim… Mas a ideia da INDÚSTRIA continuava a me perseguir, porque eu sou isso um anônimo que de certa forma tem algum talento no que faz, afinal ainda estou de PÉ, e como muitos faço o meu barulho no silencio.
Algum tempo depois, inicio de 2010 a ideia ficou mais refinada dentro de mim, e decidi que não precisa ter nomes específicos, porque isso se tornaria um ‘mundinho corporativo’ e a ideia de INDÚSTRIA DE TALENTOS ANONIMOS não se limitava a isso… Ela era bem mais ampla, mais democrática, mais aberta às pessoas que de fato se enquadravam a ela, a INDÚSTRIA ANONIMA…
Então criei o blog, na verdade oficializei… Porque ele já existia desde 2008.
A partir daí eu comecei a escrever alguns pensamentos lá, como se fosse uma agenda pessoal, recomendar algumas coisas que pesquisava nos myspace’s, passar algum tipo de informação e ate coisas pessoais eu disse ali… Mas percebi que o blog precisava de mais coisas, como disse acima, não podia se limitar as coisas que EU acho que devo postar.
Vou explicar o por quê…Simples, porque eu odeio veementemente as panelinhas, e não era isso que queria fazer, mais uma, ou cair no erro que eu sempre abominei desde que iniciei no meu percurso sem volta no rap em 2002.
Então com os meses passando, fui pensando como seria o formato ideal da INDÚSTRIA ANONIMA, como ela poderia agregar algo, ou fazer com que as pessoas se interessassem por ela…
Depois de tanto pensar, cheguei a uma conclusão bem simples: ESPAÇO DEMOCRATICO… SINCERAMENTE, estamos muito carentes disso no rapBR.
Falam muito de união, parceria, compartilhamento, algumas coisas admito que realmente emocionam… Mas muito senão tudo isso não passa de discurso. (Minha visão), até porque eu sei o quanto tenho q importunar as pessoas para poder me apresentar ou trazer o meu trabalho, muitas vezes pagando do meu proprio bolso.
E assim iniciei as atividades da INDÚSTRIA com algumas entrevistas de produtores, mcs… (mas não fiz mais, porque não tenho tempo hábil para isso, mas pretendo retomar… e com outros formatos…)
Bem, esse foi o inicio e desenrolar da INDÚSTRIA DE TALENTOS ANONIMOS, uma ideia que eu idealizei, mas na verdade o que me inspirou foi vocês. Então não me considero como criador, apenas um ajudante.

XXL – Porquê ficou na gaveta dois anos?
ENIGMATIKO – Essa foi a parte mais engraçada, vou dizer o por que…
Tipo, a partir de maio de 2010 eu comecei a produzir, escrever, reunir e definir as pessoas que fariam parte do primeiro volume, pois bem, foi sendo produzido, fechando as parcerias, finalizando as tracks, so faltava definir uma data; então defini que o lançamento se daria em 10/10/2010. E assim foi, lancei as tracks nomyspace da INDÚSTRIA DE TALENTOS ANONIMOS. Fez até um barulho em termos de plays lá, bastante gente colou para conferir.
Só que mais uma vez, eu acabei desencanando, pelo tempo escasso e mais um caminhão de situações pessoais… Entretanto um monte de camarada vinha perguntar quando é que disponibilizaria aqueles sons para download, porque só coloquei no myspace pra ouvir (rsss).
Então deixei o tempo passar, até tirei algumas tracks do myspace, porque tinham as 10 la e deixei so 2.
E foi passando mais tempo, algumas coisas até mudaram em termos de amizade e um dia dois anos depois, eu olhei pra eles (os sons) e pensei porra, já faz algum tempo que não disponibilizo nada para download…
E como estou trabalhando um cd que antes era um ep, intitulado de [OS INGREDIENTES ESSENCIAIS PARA O SEU INSUCESSO algumas previas estão aqui], para lança-lo fisicamente e download também, pensei, nada melhor que estes sons para testar se o publico, ou o publico que ouve o Enigmatiko e suas derivações absorvem e realmente curtem o que estamos fazendo até aqui ou se estamos cantando para as paredes…
Confesso que até pensei ao contrario (negativamente), mas quando coloquei para download, um compartilhou aqui, outro comentou ali, outro mandou por email, postou em blog… Enfim de mão em mão, passou quase uma semana e já estamos chegando aos 420 downloads, pra mim que não almejo e nem me iludo com a quantidade, fiquei muito feliz, porque pude ficar mais confiante em prosseguir com os planos mais audaciosos, lançar o tão sonhado cd físico.
Porque cá pra nós, depois de 10 anos canelando, enchendo as paciências dos meus ouvintes, eu preciso dar isso pra eles ate como uma forma de agradecimento e peso histórico também, antes de encerrar as minhas atividades.
E foi assim, saiu da gaveta depois de dois anos, como um teste de publico e porque também precisava amadurecer…

XXL – Quais são os MCs que participam?
ENIGMATIKO – Os MCs que tive a honra de participar foram:
Antraz (SP),
Sharon (RS),
Rawgitt Sunn (México),
Biscoito (RS),
Devasto (SP),
Coronas (Peru),
Superkirikou (Costa Do Marfim),
CV (PR),
Killa Milla, Shukran e Dorchy – todos (Sérvia)
Algumas produções quem assina são:
Sycho Gast (Turquia),
Ericone (SP),
Devasto (SP),
Dorchy (Servia)
Zieke Sounds (Holanda)
Nine Cabalista (SP)

XXL – O som com o Sintomas Clã achei muito foda; desde quando se conhecem e tem
parceria?
ENIGMATIKO – Então, conheci o som do Sintomas Clã, há uns 3 anos, através do Zieke, que havia falado que os caras eram daqui do Sul do Brasil e que se rolasse uma participação em algum beat dele com os caras ia ser foda.
Daí eu fiz um som na base do Zieke, chamado Verso Pelo Avesso, e os caras comentaram no youtube positivamente e assim foi, trocamos contato e a partir daí começamos uma amizade e chegamos nesse som… Efeito Colateral, onde o Biscoito – integrante do Sintomas Clã chegou junto comigo.

XXL – Como conectou com os gringos que rimam?
ENIGMATIKO – O pessoal da Servia, foi através de um som que fizemos chamado HAITI (organizado pelo Sharon, se não me engano), na época que rolou a catástrofe no pais e vários mcs de vários cantos do mundo participaram desse som de 25 minutos com uma parte, expressando de alguma forma o pesar com o que aconteceu ali.. e colocamos nossos contatos para trocarmos… E assim foi, primeiro conheci a KILLA MILLA, chamei ela pra rimar em cima de uma batida minha, daí ela me trouxe outra, produzida pelo Dorchy, no qual eles já tinha até gravado umas partes (a primeira dele, e ele até manda um salve pra mim…) Então não teve como eu dizer não… E o beat também era foda, sendo inevitável eu não cuspir fogo em cima.
O Sycho Gast (produtor), foi através do Antraz, o Rawgitt Sunn, através da irmã dele a Speck Da Venon que participa de alguns sons meus, que também conheci através do Antraz, o Zieke foi através dos downloads da vida, ele me convidou para participar de um som dele e firmamos uma boa amizade e ele me convidou para participar dessa track junto com o Superkirikou e o Coronas.
Resumindo, conhecer essas pessoas através de pessoas que eu conheço é muito foda…idiomas, gírias, sotaques, tudo se funde através do som.

XXL – Como foi a experiência de gravar com tantas participações de peso?
ENIGMATIKO – Pra mim, ou melhor, pra quem teve a oportunidade de ouvir e sentir pode expressar melhor do que eu.
Mas vou dizer que a experiência foi foda, até porque gravar, montar os sons, mixar, masterizar, é foda… Quando é eu sozinho é outra fita, faço do meu jeito, no volume que me agrada, quando rola colaborações complica, mas no fim tudo da certo.
E o resultado você pode conferir e tirar as suas próprias conclusões.
Confesso que alguns sons estão mais altos, outros mais baixos, outros batem mais outros menos, mas é como eu disse todo dia aprendo um pouco, e pra quem é autodidata até que não ficou tão ruim assim!

XXL – Deixe seu salve final.
ENIGMATIKO – Gostaria de agradecer primeiramente a Deus (pela inspiração de sempre), meus familiares por me suportar, minha rainha e meu príncipe, aos meus amigos da vida, as pessoas que conheci através do rap e que considero de coração e até as pessoas que tive o desprazer de conhecer, mas valeu ter conhecido, porque elas me fizeram enxergar e avaliar melhor as minhas atitudes.
Quero agradecer especialmente ao TIUZERA, pela oportunidade, aos amigos que considero como irmãos:
LIVREE
NINE CABALISTA
ANTRAZ
MESTRE PIKO
TORMENTO
REDLOKO
DESIGUAL
ANDREI PR
ERICONE
RAFAELA
MESTRE GANANCIA
SKIMOH
CV
ZIEKE
MEIOKILO
BAN
GNZ
LEO
PDR
MONGE
PEDRO VUKS
BND
BRISA
RATO XURUME
DEONE
E mais uma infinidade que não caberia aqui, mas quem eu respeito e considero ta ligado e ao contrario também.

Mas para estas pessoas reservo um lugar especial.

Agradeço também a todas as pessoas que estão baixando a mixtape, que comentam, curtem, compartilham, postam nos blogs, enfim de alguma forma ajudam para que a mensagem seja verdadeiramente espalhada AGRADEÇO DE CORAÇÃO!

Posso dizer que me sinto satisfeito, não ganho dinheiro no rap, ao contrario, pago pra cantar desde sempre, mas tenho certeza que vou olhar no olho do meu filho e dizer…
Sou o que sou
Faço o que faço
Vivo o que vivo e é o que sou o que faço e o que vivo, escrevo convicto de que tudo o que foi dito foi vivido, meu filho!
Esse sou eu – Seu pai.

http://soundcloud.com/general_enigmatiko

http://soundcloud.com/cccvvv

http://soundcloud.com/antrazwellmentalz

http://soundcloud.com/sharonfmp1

http://soundcloud.com/zieke-sounds

http://www.myspace.com/mr_coronas

http://www.myspace.com/devastoartefato

http://www.myspace.com/rawgittsunn

http://soundcloud.com/ninecabalista

http://soundcloud.com/ericone_1

http://www.myspace.com/sychogastbeats

http://www.myspace.com/superkirikou

http://soundcloud.com/killa-milla

link da mixtape INDUSTRIA DE TALENTOS ANONIMOS vl 01 MMX
http://www.mediafire.com/?x4k5w7ojn7j98n4

blog http://www.industriadetalentosanonimos.blogspot.com.br/

Industria de Talentos Anonimos - prod. Enigmatiko

Tags: , ,

postada em June 9th, 2012 por The XXL Co. *55* TEAM

3 Responses to “Apresentando: Indústria de Talentos Anônimos”

  1. LIVREE says:

    No som/
    e no dia a dia, merece tudo de bom//

    (Acompanho as batalhas – Parabéns por mais essa vitória)

  2. Muito respeito pelo trampo , muita idéia e peso nos beats , muita força na caminhada porque o rap nacional ta carente de letras e ideias assim

  3. David Vaz says:

    Enigmatiko, parabens pela caminhada.
    Essa mixtape ficou FODA mesmo…

Deixe um comentário